Vem aí o Cessna 850 Citation Columbus













Cessna autoriza a produção do modelo que deverá estrear em 2011.Cessna 850 Citation Columbus.Exteriormente, com suas asas e cauda de grande enflechamento, o Cessna 850 Citation Columbus lembrará o Citation X, porém, será um avião maior, como se pode ver na comparação dos cortes transversais das cabines.
Embora a Cessna tenha informado que 10 será o número máximo de passageiros, os cálculos da aeronave são feitos com oito. Eles poderão dispor de poltronas localizadas em ambos os lados da cabine e, na parte posterior, haverá um lavabo e o compartimento de bagagens acessível em vôo, totalizando um comprimento de 11,10 m, aos quais deve ser somado 1, 90 m da cabine de comando.O primeiro vôo do Columbus está previsto para 2011, sua certificação pela FAA nor­te-americana para 2013 e as primeiras entregas deverão acontecer no início de 2014.O Columbus terá um alcance de 7 400 m com peso máximo de decolagem, com os tanques cheios e voando a 0,80 Mach, de acordo com os parâmetros internacionais reconhecidos como padrão pela NBAA para vôos IFR e que incluem o vôo a um aeroporto alternativo localizado a 370 km.Com esse alcance (que conforme com a Cessna poderá variar em 4% quando forem realizados os testes em túnel de vento e os de certificação), o Columbus poderá voar direto de Munique a Nova York, de São Paulo a Miami ou de Londres a Dubai.O avião, com um preço de US$ 27 milhões, será construído de alumínio usando técnicas de colagem que diminuem o peso e aumentam a resistência. As carenagens ou o radome serão fabricadas de materiais compostos.A fuselagem terá uma seção circular com uma largura interior máxima de 2,10 m e piso plano ao longo de toda a cabine. A porta de entrada, com altura de 1,70 m, estará localizada na parte dianteira da cabine e, sobre cada asa, haverá uma saída de emergência com 90 cm de altura por 50 cm de largura. O compartimento de bagagens contará também com uma porta para o exterior de 80 cm de altura por 70 cm de largura, sob o motor no lado esquerdo da fuselagem.

MOTORES E SISTEMAS
O Cessna 850 Citation Columbus será equipado com dois turbofans Pratt & Whitney PW810 – sendo a primeira aeronave a utilizar esses motores, os primeiros da nova família PW800 da classe dos 44,54 kN (10 000 lbf) de empuxo. Cada um deles tem um peso (seco) de 782,4 kg, um fan de entrada de 1 m de diâmetro e sistema de controle Fadec.
Ar sangrado dos motores será responsável pelo sistema antigelo dos bordos de ataque das asas, estabilizadores horizontais e entradas de ar dos próprios motores.
No caso dos pára-brisas, o sistema anti-gelo e o desembaçador serão elétricos. O ar san­grado também será o encarregado de manter a pressurização da cabine, que será equivalente a 2 040 m (6 700 pés) a uma altitude de 13 715 m (45 000 pés).
Os comandos de vôo serão uma combinação dos sistemas fly-by-wire e convencional. Os freios aerodinâmicos, por exemplo (cinco em cada asa, com três deles se ativando apenas no modo solo), o compensador do leme e o sistema yaw damper, serão fly-by-wire; os comandos do leme e profundores serão assistidos; o compensador dos profundores será elétrico e os flaps serão atuados por um sistema elétrico e um atuador mecânico; finalmente, os slats serão ativados eletricamente.
A cabine dos pilotos estará configurada com quatro grandes telas de 15". Duas delas, no centro, serão painéis multifuncionais; enquanto as localizadas em frente de cada piloto serão as principais de parâmetros de vôo. Todas elas serão intercambiáveis e a aviônica será o sistema Collins Pro Line Fusion. A eletricidade para os instrumentos e para os outros sistemas da aeronave procederá de dois geradores de 400 ampères em cada motor e de outro na APU.

CONFORTO ABSOLUTO
Diferentes sistemas de visores frontais (HUD) e de ajudas em condições de baixa visibilidade são oferecidos como equipamentos opcionais.
Para os passageiros, além do já mencionado lavabo, haverá um bar na parte dianteira. As luzes serão do tipo led, tanto as gerais quanto as individuais de cada poltrona, as quais poderão girar, se deslocar para frente e para trás e seu encosto reclinará até ficar totalmente horizontal. Entre cada duas poltronas, haverá uma mesa embutida na parede e também, um completo sistema de entretenimento a bordo.
Segundo a Cessna, os 11,10 m de comprimento farão da cabine do Columbus a maior de sua classe, superando em 60 cm o comprimento interno do modelo seguinte em tamanho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Para a maioria das pessoas, o céu é o limite. Para aqueles que amam a aviação, o céu é o lar"


...................__/\__......
....
................`==/ \==`..........
.....________/__\________..........
..../___________________\..........
....._||__||__/.--.\__||__||_......
....../_|__|__(.>.)__|__|_\........
................._/`--`\_..........
..................(/------\).......


Todas as imagens contidas neste site foram extraidas da internet. Caso você seja autor de alguma aqui disponibilizada, favor entre em contato para providenciarmos a colocação de seus créditos ou a retirada do material do site, conforme sua escolha. Qualquer comunicação contactar lucastaua@hotmail.com